A permuta de imóveis constitui-se em uma negociação entre duas partes com a finalidade de trocar bens de valores semelhantes. 

Muitas vezes, a permuta pode envolver o pagamento de uma compensação, ou seja, um valor que cobre a diferença existente entre os imóveis a serem trocados. 

Casas, apartamentos, terrenos e unidades que ainda serão construídas são os tipos de imóveis que permitem essa transação. 

Para fazer a permuta, é necessário um acordo entre as partes envolvidas e, além disso, um contrato que formalize a negociação, o qual deve ser escriturado. Essa escritura normalmente tem um custo de 4% a 6% do valor total do bem. 

VANTAGENS DE REALIZAR A PERMUTA 

Quando a permuta for acordada sem a necessidade de acréscimo do valor em dinheiro, a negociação é isenta do imposto de renda. Caso contrário, o imposto deve ser pago por quem recebeu o valor. Outra vantagem é seu processo mais ágil, ideal para quem tem pressa para se mudar e vender seu imóvel. 

DESVANTAGENS DA PERMUTA 

O número reduzido de opções é uma das desvantagens da permuta, já que nem todos os donos de imóveis estão abertos a esse tipo de negociação. 

Por conta dos números reduzidos, quem opta pela permuta pode ter que rever algumas prioridades na hora de fechar negócio, como a localização ou algum atributo. 

COMO FUNCIONA O CONTRATO DE PERMUTA? 

O contrato é a forma de você se proteger legalmente e evitar problemas no decorrer da negociação e até posteriormente. Para fazer tudo corretamente, recorra a uma escritura pública registrada em cartório. A qual deve conter todos os detalhes da permuta de imóvel, como valor, endereço, dados completos das partes, endereço do imóvel e tributos dos bens. 

Não se esqueça de especificar quando os imóveis serão devolvidos para seus respectivos donos e garanta que uma vistoria antes da assinatura do contrato seja feita na saída do imóvel. Isso faz com que cada parte receba o imóvel que negociou sem prejuízos. 

CUIDADOS AO FAZER A PERMUTA DE IMÓVEIS 

  • Antes mesmo de agendar sua visita no futuro imóvel, peça todos os documentos que comprovem a situação legal do imóvel.
  • É comum que algumas dúvidas surjam no decorrer da negociação de permuta. Para isso, o mais seguro é contar com um profissional capacitado, que pode te orientar e fazer a negociação ser mais tranquila.
  • Alguns proprietários realizam a precificação de seu imóvel com base em alguns achismos, o que normalmente supervaloriza o bem. Por isso, compare os preços no mercado.
  • Uma avaliação do imóvel pode ser uma forma de garantir que você adquira um imóvel de valor compatível com o seu atual.
  • Converse com o proprietário do outro imóvel para entender o que motivou a busca pela permuta. Em alguns casos, esse motivo pode acabar te desagradando também. 

ENCONTRE O IMÓVEL QUE COMBINA COM VOCÊ 

Se você está procurando por um imóvel, com a ajuda da equipe Mediterrâneo é possível encontrá-lo e ainda por cima com as melhores condições. Nossos corretores estão preparados para ajudar na escolha do lar perfeito para você e toda a sua família. 

Tire todas as suas dúvidas e encontre o seu imóvel com a gente: (11) 3308-8133.